Translate

Seguidores

30.3.10

EXPOSIÇÃO BIOGRÁFICA DE UM PRESIDENTE NASCIDO EM LOULÉ

Dentro do Convento, as memórias de uma vida - pessoal e profissional - trazidas através de documentos, objectos, fotografias e registos audiovisuais, que pretendem dar a conhecer o percurso desta figura incontornável da política portuguesa das últimas décadas.
 Em relação ao seu percurso político, integram esta exposição documentos oficiais (alguns cedidos pela autarquia), como autos de posse dos cargos que exerceu, presentes oficiais de outros chefes de Estado, os prémios e condecorações, nacionais e estrangeiras, as capas dos jornais e revistas que ilustram momentos importantes deste percurso.
Nesta passagem por Loulé, o Presidente da República falou também do actual momento político e económico do País e da importância da “estabilidade política para fazermos face aos desafios muito complexos que temos pela frente”.
Uma iniciativa que surgiu após o desafio lançado pela autarquia ao Museu da Presidência, no ano em que se assinala o Centenário da República.

A exposição “Aníbal Cavaco Silva – exposição biográfica de um Presidente nascido em Loulé” vai estar patente ao público no Convento de Santo António, até ao dia 9 de Maio
Uma verdadeira multidão (pessoas ligadas à vida política e social, mas também cidadãos anônimos  juntou-se em frente ao Convento de Santo António para assistir à chegada deste ilustre louletano.
 “Fui cineasta desde muito novo, era um aficionado do ‘Cahiers du Cinéma’. Aprendi mesmo a fazer desenhos animados. Tenho horas e horas de filmes, que eu e a minha mulher montámos. África está muito ligada à minha máquina de filmar, percorri Moçambique e África do Sul e registei tudo em película. Passávamos muitas horas a montar e a aperfeiçoar os métodos de película. Fazíamos os filmes e depois mandávamos para a família quando estávamos em África e depois também em Inglaterra”, disse o Chefe de Estado.
Texto: Barlavento
Fotos: Manuel Luís